O engenheiro de minas é o profissional que vai se ocupar de pesquisa, prospecção, da extração e do aproveitamento de minerais. Ele vai ter que entender de jazidas e áreas de depósito de diversos minerais.
Em geral, o formado em Engenharia de Minas vai trabalhar em companhias mineradoras, mas também tem espaço em pedreiras, construtoras de estradas e empresas de demolição. Com tantas obras de infraestrutura e com o crescimento no país, não falta espaço para um profissional com as habilidades de um engenheiro de minas.
O curso tem, nos primeiros anos, as disciplinas básicas de Engenharia. Já nos anos finais você vai aprender sobre rochas, beneficiamento, mineralogia, topografia, geologia e reciclagem de resíduos. As faculdades também organizam visitas a empresas de mineração.
Durante o curso, os alunos têm muitas aulas de laboratório e precisam se aplicar nos projetos de engenharia. Há um estágio obrigatório e é preciso apresentar um trabalho de conclusão para se formar.
Após a graduação, o engenheiro de minas pode trabalhar em abertura de vias subterrâneas, beneficiamento e processamento, lavra, mecânica da rocha e prospecção.