Quais são os ingredientes do curso de Gastronomia?
Se o curso de Gastronomia fosse um prato, você saberia dizer do que ele é feito? Que gosto tem? Em resumo, este bacharelado prepara profissionais para produzir pratos e produtos. No desenrolar do processo, você também vai ter que estudar segurança alimentar, gerenciamento de funcionários e de finanças.
Na grade curricular, os principais elementos são aulas teóricas e práticas. No livro, você vai conhecer a história da gastronomia, bioquímica e microbiologia. Na cozinha, você vai aprender a preparar coquetéis, drinques, pães e, ó meu deus, sobremesas.
>> Saiba mais sobre o curso e a carreira de Gastronomia
E o tempo de preparo do receita, ops, do curso? A graduação tem duração média de quatro anos. O curso técnico é mais curto, tem dois anos. Não faça sua escolha pensando somente no tempo, pense, principalmente, no tipo de formação. A primeira opção é mais genérica, você aprende de tudo um pouco, ao passo que a segunda é mais específica, você vai se tornar um especialista em panificação, por exemplo.
Agora, onde trabalhar? Quem mais emprega este profissional são restaurantes, mas você pode trabalhar em uma empresa privada, coordenando a cozinha de um refeitório. Se preferir locais turísticos, tem como opção hotéis e resorts. Nada mal, não é?
Gostou do curso? Veja abaixo uma lista de segmentos que você pode atuar. Bons estudos.
// O que fazer?
Chef de cozinha
Planejar e preparar cardápios em restaurantes comerciais, industriais, hospitalares, bares e bufês.
Chef pâtissier
Especializar-se em confeitaria e panificação, na preparação de pratos decorados doces e salgados.
Personal chef
Atuar como chef de cozinha em residências particulares, na preparação de cardápios e receitas.
Consultoria
Prestar assessoria técnica para a abertura de restaurantes ou para propor melhorias em estabelecimentos já abertos, que pode ser desde uma alteração no layout da casa até a mudança de cardápios e fornecedores.
Segurança alimentar
Fazer vistoria em cozinhas industriais e restaurantes para verificar se as regras de segurança alimentar estão sendo cumpridas.
Desenvolvimento de Produtos
Criar e preparar pratos usando alimentos fornecidos por determinada indústria.
Gestão do Negócio
Administrar todo o funcionamento do restaurante, desde a contratação e treinamento de pessoal até os recursos financeiros e contato com clientes.