Ranking coloca USP entre as 100 melhores do mundo em 29 cursos
A lista QS Quacquarelli Symonds University Rankings, divulgada na terça-feira (28), apresenta a Universidade de São Paulo (USP) entre as 100 melhores do mundo em 29 cursos. O ranking analisou 36 áreas, em oito das quais a USP é, também, uma das 50 melhores.
Foto: Marcos Santos/USP Imagens
Outras universidades brasileiras também figuram na lista. A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) ficou entre as 100 melhores em 16 cursos; a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) figura entre as 100 com cinco cursos; a Universidade Estadual Paulista (Unesp) com três cursos; a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com dois cursos; a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), com um curso cada uma.
Os cursos de Odontologia da USP e da Unicamp são os mais bem avaliados das instituições, ficando em 12º e 17º lugar, respectivamente. Na USP, outras sete áreas estão entre as 50 melhores: agricultura e silvicultura, engenharia civil e estrutural, artes e design, farmácia, filosofia e veterinária. Entre as áreas de destaque das outras brasileiras, estão comunicação, engenharias, matemática, química, história, administração, direito e relações internacionais.
Apesar dos bons resultados, nenhuma das universidades brasileiras que figuram no ranking foram destaque nas áreas de medicina, biologia, ciências da computação, economia e física.