Uma pesquisa realizada pela Escola de Psicologia da Universidade de Keele, no Reino Unido, compilou evidências de que falar palavrões faz bem à saúde. Segundo o estudo, há uma relação direta entre o ato e o controle do estresse, além de, em alguns casos, aumentar a tolerância à dor ou a resistência física. Visto por maus olhos por alguns, o uso dessas palavras pode ser considerado um desrespeito ao ouvinte. Dito isso, vamos a uma dúvida que é comum para c4r*lh0: o correto é “xingar“ ou “chingar“?
Aqui, a letra “X”, figurinha carimbada no hall da fama das dúvidas de português, representa um impasse para o falante na hora de escrever a palavra: o “CH” teria a exata mesma sonoridade. Resta, então, à norma padrão da Língua Portuguesa determinar quem está certo. E neste caso não tem segredo: a palavra correta é “xingar”, com “X” mesmo. “Chingar”, com “CH”, não existe.
Veja exemplos:
- Meu pai é muito nervoso no trânsito, xinga todo mundo;
- Durante a partida, os torcedores do time adversário xingavam a mãe do juíz;
- Na seção de comentários, só há xingamentos ao influenciador;
- Minha avó não permite nenhum xingo dentro de casa;
Quer uma curiosidade para não confundir mais? O verbo “xingar” é uma adaptação para o português da palavra “xinga”, que tem origem na língua africana quimbundo, falada principalmente no noroeste de Angola. É muito provável que o termo tenha viajado para o Brasil durante os anos de escravidão, quando indivíduos do continente africano eram escravizados e traficados para a colônia portuguesa.
Leia mais dúvidas de português aqui.
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.