Qual o masculino de onça?
Será que existe uma palavra específica para designar o gênero desse felino?
Você está assistindo a um documentário sobre a fauna do Pantanal e ouve falar sobre o acasalamento de onças. É aí que surge a dúvida: qual o masculino de onça? Será que é o tigre? Não se questione mais: diferentemente de alguns nomes de animais que possuem formas masculinas e femininas distintas, não existe uma palavra específica para se referir ao macho da onça.
O correto é usar apenas “onça”, para ambos os gêneros. Quando for preciso esclarecer o sexo, é comum adicionar “macho” ou “fêmea” à palavra.
E o tigre nessa história toda? Apesar de ambos serem felinos, esses animais são bem diferentes entre si. O tigre é um felino asiático. Além disso, ele é maior, mais longo e mais pesado que a onça-pintada. A onça, por sua vez, é natural das Américas.
Abaixo, veja como funciona a determinação de gênero na Língua Portuguesa.
Indicando o gênero dos animais
Muitas vezes, a Língua Portuguesa não apresenta uma diferenciação de gênero para determinados animais, mesmo que o idioma tenha dois gêneros gramaticais (o masculino e o feminino).
A principal regra de formação do feminino é a substituição da vogal “o” no final nas palavras no masculino pela vogal “a”, no feminino. Como “sapo” e “sapa”.
Já “onça” é um substantivo epiceno, ou seja, seu gênero gramatical é fixo (neste caso, feminino), e a palavra não muda para indicar o sexo do animal. Para especificar, é preciso dizer “onça macho” ou “onça fêmea”.
+ Qual é o masculino de abelha?
Exemplos
- O biólogo analisou o comportamento da onça macho durante a reprodução.
- Onças machos vivem boa parte da vida sozinhas buscando fêmeas para reprodução.
- Uma onça-pintada vive em média 15 anos na natureza.
- As onças fêmeas passam boa parte da vida ou junto com os filhotes, ou grávidas.
- A onça macho é um animal andarilho.
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.