
Se você pensou apenas em manada, acertou — mas não parou por aí! “O coletivo mais conhecido é o vocábulo manada, porém existem outros dois termos para indicar um conjunto de girafas: torre e jornada”, explica Margarete Xavier, professora de Língua Portuguesa do Sistema de Ensino Fibonacci.
E não para por aí: girafa é um substantivo comum de dois gêneros. Isso significa que a diferença de macho e fêmea é marcada pelos vocábulos “macho” ou “fêmea”.
Qual é a origem da palavra?
O nome tem uma história tão longa quanto o pescoço do próprio bicho. A palavra vem do árabe “zarāfa”, que significa “a mais alta de todas”. Ela chegou ao português pelo italiano “giraffa’, durante a Idade Média, quando os europeus tiveram contato com o animal trazido da África. Antes disso, o termo já existia no persa antigo. Ou seja, a girafa sempre foi lembrada por sua característica mais marcante: a altura.
Exemplos de frases com o coletivo
- A manada de girafas, a galope com as longas pernas, fugia do caçador.
- Com os pescoços quase esbarrando nos altos galhos, a manada de girafas se alimentava de folhas tenras.
- A torre de girafas, com a tonalidade alaranjada, elevava os longos pescoços em busca de alimento.
- Velozmente, pigmeus tentavam acertar com suas flechas a jornada laranja e preta que galopava na savana.
Girafa na música? Sim!
Sabia que até Ivete Sangalo já fez uma homenagem à rainha do pescoço comprido? No hit “Girafa”, ela canta com toda a irreverência. Olha só um trechinho da letra:
“Vambora, bicharada da arca!
Vou contar uma coisa pra vocês
Daqui de cima tudo é muito mais bonito
Tô bem na fita, hein!
A mais elegante, a poderosa
Eu, a girafa!
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.