“Pajem” ou “pagem”: qual o certo?
De escudeiro do rei a transportador de alianças em casamentos. Veja a forma certa de escrever esta palavra!

Sua prima vai casar e decidiu que quem vai levar as alianças até o altar são os dois irmãos mais novos. Na hora de fazer a plaquinha de identificação do menino bateu a dúvida: o correto é “pajem” ou “pagem”? Não tenha mais dúvidas: o correto é pajem, com “j”!
Entenda melhor a origem da palavra e por que ela foge a uma regra importante da gramática.
O que significa pajem
“Pajem” tem vários significados. Começou a ser usado lá na Idade Média, e significava jovem serviçal. Esta pessoa fazia companhia ao rei, ao príncipe, ao senhor, à dama e outros nobres, prestando seus serviços.
Hoje em dia, a palavra é mais usada para nomear o menino que carrega as alianças em uma celebração de casamento. “Pajem” também pode significar o marinheiro responsável pela limpeza do navio, por exemplo.
Existem também significados regionalistas para o termo. Ele pode ser usado para falar de uma babá ou do funcionário que acompanha a pessoa que está viajando, por exemplo.
+ Xenofobia regional: entenda o preconceito entre pessoas de um mesmo país
Exceção à regra
A palavra “pajem” é antiga e sua etimologia, ou seja, a origem dela, vem do francês page. Ainda assim, em português ela é escrita com “j”, fugindo de uma regra importante da gramática, que determina que as palavras terminadas em “-agem” devem sempre ser escritas com “g”. Veja abaixo alguns exemplos:
- ferragem
- garagem
- paisagem.
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.