Quando você quer se referir a alguém que acredita em fenômenos sobrenaturais, diz que é um “místico” ou “mítico”? E quanto quer falar de alguém cuja fama é lendária, quase mitológica, diz é “mítico” ou “místico”? Para cada uma dessas perguntas, a resposta é diferente.
É isso mesmo: “místico” e “mítico” são palavras que existem na Língua Portuguesa, mas que têm significados diferentes.
O que é místico
“Místico” é um adjetivo “relativo à vida espiritual ou religiosa”, “que não pode ser explicado pelas leis naturais; espiritual, sobrenatural”, conforme descreve o Dicionário Michaelis. A palavra tem origem no grego mystikós.
O que é mítico
“Mítico” tem origem em uma palavra grega muito parecida: mythikós, com apenas um “s” a menos. É um adjetivo relativo à mito – e esse é um bom macete para se lembrar em quais casos usar a palavra. O Dicionário Michaelis descreve “mítico” como aquilo “que se caracteriza por qualidades próprias de um mito, ou seja, por atributos fantásticos ou incomuns; fabuloso, fictício, legendário.
Exemplos com “mítico” e “místico”
- A indicação de Fernanda Montenegro ao Oscar é sempre relembrada com tom mítico.
- Os jovens de hoje em dia são todos místicos, adoram previsões astrológicas e tarô.
- Considerava-se um tanto místico, mas ainda assim era cético a certas coisas.
- As histórias míticas foram passando de uma geração à outra.
Veja outras dúvidas de português.
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.