Alguns podem chamar de truque, outros de artimanha – e, por que não, de jeitinho brasileiro. Sabe aquele artifício engenhoso, criativo, usado para solucionar um problema? Será que o correto é se referir a ele como “macete” ou “massete”?
Da próxima vez que for escrever, não tenha dúvidas, o correto é “macete”, com “c”. “Massete”, com “ss” não está registrado em dicionários ou no VOLP (Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa) e, portanto, não existe no nosso idioma.
Mas aqui vai uma curiosidade: “macete” pode significar outra coisa além de truque.
Pequeno martelo
Macete também é um substantivo masculino que nomeia um pequeno martelo. O dicionário Michaelis define assim:
“Martelo pequeno usado para esculpir em madeira ou em trabalhos de carpintaria e marcenaria, para bater no cabo do formão.”
Por fim, macete ainda pode significar um embrulho ou maço pequeno – e é justamente daí que vem a origem da palavra, já que “macete” é uma derivação de “maço” + “ete”.
Exemplos
- A professora ensinou um macete genial para decorar os senos e cossenos.
- Toda vez que esquecia o discurso, recorria ao macete pensado pela equipe.
- Pediu um macete emprestado para finalizar a construção da mesa.
Veja outras dúvidas de português.
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.