Se tem um som na Língua Portuguesa que adora causar confusão é o som do “S”. Às vezes performando com som de “C”, outras de “Z”, e outras até de “SS”, esta letrinha causa. E no caso da dúvida de “licensa ou licença” não é diferente. Nas duas grafias, o som das letras “S” e “Ç” é o mesmo, mas apenas uma delas está certa de acordo com a norma padrão. Qual será?
A forma correta de se escrever é “licença”, com “Ç”. “Licensa”, com “S”, não existe e está errada.
O substantivo “licença” tem uso amplo, mas todos os seus significados remetem a uma forma de autorização, permissão, aprovação ou consentimento. Vejamos alguns exemplos.
- Ao passar, Henrique pediu licença à senhora;
- A professora está de licença: ela vai dar à luz no mês que vem;
- Com a sua licença, gostaria de dar umas palavrinhas antes de ir embora;
- Em sua obra, Adoniran Barbosa utiliza-se da licença poética para se aproximar da língua falada.
Mas cuidado! Palavras derivadas de “licença”, como “licenciamento” e “licenciado” não são escritas com “Ç”. Como pontuado pelo Dicionário Online da Língua Portuguesa, só se utiliza “Ç” para obter o som do “S” quando é acompanhado das vogais “A”, “O” e “U”, não, podendo, assim, escrever “licençiamento”. Para não esquecer, lembre-se do grupo silábico, que se dispõe da seguinte forma: “ça”, “ce”, “ci”, “ço” e “çu”.
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.