“Imprevisto” ou “emprevisto”: qual é o certo?
O que você faz quando se depara com uma dúvida de português que não estava prevista?
Vez ou outra acontece uma situação inesperada capaz de pegar qualquer um desprevenido. Seria um “imprevisto” ou “emprevisto”? Para sanar essa dúvida imprevisível, nada melhor que recorrer ao processo de formação dessa palavra e ao seu significado.
O termo pode ser um substantivo ou um adjetivo. Enquanto substantivo é sinônimo de “incidente”, e significa uma ocorrência que não estava planejada, impossível de prever. Já como adjetivo é sinônimo de inesperado, surpreendente, e também caracteriza algo que estava fora do imaginado.
Seja como for, a palavra é uma derivação de “previsto” e, para acrescentar a ideia de negação, ou seja, de algo que não estava previsto, acrescentasse o “im” no início. Este prefixo, que também pode aparecer como “in” é de origem latina e passa justamente a ideia de privação.
Com alguns exemplos, fica mais fácil de entender:
Exemplos com “imprevisto”
- Aconteceu um imprevisto, e ela avisou que não poderia mais ir à festa
- Foi um evento imprevisto, planejado de última hora, e por isso poucas pessoas foram convidadas
- Imprevistos acontecem, não se culpe por isso!
Veja aqui outras dúvidas de português
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.