“Flagra” ou “fraga”: qual é o certo?
Foi pego em flagrante falando a famosa gíria mineira? Pois então vem saber se a palavra realmente existe e qual o seu significado

Nesta temporada de calor extremo, às vezes o estudante pode dar uma escapada dos estudos para fazer uma visita à piscina. Mas, o que acontece se você é pego se divertindo no tempo dos estudos? Bom, nesse caso, você é pego no “flagra”.
O substantivo “flagra” deriva, informalmente, de outro, “flagrante”, que significa algo que foi testemunhado no momento da ocorrência, como a ida à piscina. A definição também abrange “algo repleto de entusiasmo e ardor, que é incontestável ou corado por um susto ou emoção”, segundo o dicionário Michaelis.
Mas isso não significa que o substantivo “fraga” não exista, pelo contrário. A palavra também está registrada no VOLP (Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa), e, ainda segundo o dicionário, denomina um rochedo escarpado, uma mata cerrada ou terreno escabroso.
Agora, se você estiver (ou for) de Minas Gerais, “fraga” também pode ser usada como uma gíria, com o mesmo sentido de “sacou?” – ou seja, pode ser usado com função sintática. São tantas as possibilidade, não é mesmo?
Exemplos
O estudante foi pego no flagra faltando à aula!
Estava fazendo trilha e tive de escalar uma grande fraga para chegar ao topo.
O namorado foi pego no flagra traindo a namorada no bar.
Veja mais dúvidas de português aqui!