“Fascismo” ou “facismo”: como se escreve?
Confira a maneira correta de escrever o nome desta ideologia antidemocrática

Entre as principais características dessa ideologia antidemocrática estão a concentração do poder nas mãos de um único líder, o uso da violência e o imperialismo. Qual o jeito certo de escrever o nome deste um movimento que se desenvolveu em alguns países europeus no período após a Primeira Guerra Mundial: “fascismo” ou “facismo”?
O correto é “fascismo”. Ainda não existe um conceito universalmente aceito para explicar este termo. O que se sabe é que ele tem origem na criação da organização Fasci Italiani di Combattimento em 1919, do italiano Benito Mussolini, líder político do Partido Nacional Fascista. “Fasci”, significa feixe em latim. Faz referência ao símbolo da unidade do poder político na Roma Antiga.
+ Fascismo: entenda o conceito e suas principais características
Ortografia e pronúncia
O erro na escrita de “fascismo” é comum e acontece em outras palavras que possuem o dígrafo “sc”. Um dígrafo é um conjunto de letras que representa um único fonema. Nesse caso, apenas o som do “c” aparece na fala, e é por isso que muita gente acaba escrevendo “facismo”.
Além disso, este é um dígrafo separável na divisão silábica, o que quer dizer que a separação das sílabas fica assim: “fas-cis-mo”.
Exemplos
- O fascismo defende uma exaltação da coletividade nacional em detrimento das culturas de outros países.
- Benito Mussolini foi o grande representante do fascismo italiano, que surgiu em 1919.
- A associação do bolsonarismo com o fascismo é negada pelos apoiadores do ex-presidente.
+ 5 temas de estudo sobre fascismo e antissemitismo
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.