“Etiologia” ou “etimologia”: qual é o certo?
Não se deixe enganar: são duas áreas de estudo diferentes
Se você é um leitor assíduo da coluna de Dúvidas de Português, aqui no GUIA DO ESTUDANTE, já deve ter se deparado algumas vezes com a palavra “etimologia”. Isso porque, para explicar a grafia de determinadas palavras, muitas vezes é preciso voltar à origem delas. Bingo! Este é significado de etimologia. Mas e etiologia? O que significa?
Enquanto etimologia é descrito pelo Dicionário Aulete como o “estudo da origem, formação e evolução das palavras e da construção de seus significados a partir dos elementos que as compõem”, a etiologia é mais genérica. Segundo o mesmo dicionário, significa o “campo do conhecimento que estuda as origens e causas das coisas”.
Ou seja, a etimologia vale apenas para o estudo das palavras, enquanto a etiologia pode ser aplicada para diversas outras áreas como biologia, criminologia e psicologia. No campo médico, a etiologia estuda a origem das doenças.
Exemplos com etiologia e etimologia
- Ao estudar a etimologia, descobriu que aquela palavra tinha origem no grego;
- A etimologia ajuda a compreender melhor o significado de palavras formadas por derivação;
- O médico era obcecado pelo estudo da etiologia;
- A etiologia é um perigo para os hipocondríacos.
Confira outras dúvidas de Português.
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.