“Em cima” ou “encima”: como se escreve?
Aproveite e treine o seu inglês: qual dos dois termos deve ser usado na tradução da frase "The book is on the table"?
A dúvida é de português, mas vamos começar o texto com uma frase em inglês: “the book is on the table”. A oração é uma das mais conhecidas dos estudantes que estão aprendendo inglês. Tão conhecida que ficou até manjada: há camisetas, canecas e outros diversos usos irreverentes para a frase clássica dos teachers. No ensino da língua inglesa, esse exemplo é muito comum para explicar o uso das preposições, como on, in e under. Mas na hora de traduzir a frase, uma outra dúvida – esta sim em português – surge: o livro está em cima ou encima da mesa?
Neste caso, a resposta é simples e rápida: “em cima”. Se você escrevesse “encima” na tradução, a frase estaria incorreta. Mas isso não significa que “encima” não exista.
“Encima”, tudo junto, é uma forma conjugada do verbo “encimar” – mais especificamente, na 3ª pessoa do singular do presente do indicativo ou na 2ª pessoa do singular do imperativo. É um verbo utilizado para se referir à posição elevada de alguma coisa ou alguém. Mas, fique atento, ele é bem específico e chatinho de usar; veja exemplos:
- Um laço vermelho encima a bela caixa de presente
- Encima o abajur no aparador da sala, por favor
- Uma terrível nuvem de tempestade encima toda a cidade
Cá entre nós, é bem improvável que você estivesse pensando no verbo “encimar” quando pesquisou esta dúvida. O mais comum é pensarmos na locução adverbial “em cima”: escrita separado e com a letra “M”.
Usamos “em cima” quando queremos dizer que alguma coisa está numa posição elevada em relação a outra. Mas o uso do termo é amplo e pode ser utilizado em diversos contextos – todos, porém, com esta mesma ideia de disposição superior.
- O livro está em cima da mesa
- A casa da vovó fica em cima de uma colina
- Toda vez que saímos juntos, a Vivi dá em cima do meu namorado
- Meu chefe fica o tempo todo em cima de mim durante o expediente
- Chegamos no teatro em cima da hora!
- E aí, Mateus, tudo em cima?
Por que confundimos “em cima” com “encima”?
A confusão acerca da grafia de “em cima” é, na verdade, bem compreensível. É muito provável que quando escrevemos “encima” estamos pensando na mesma lógica de “embaixo”, termo escrito junto que indica, ao contrário de “em cima”, algo que está em uma posição inferior. No caso de “embaixo e “em baixo”, a diferença é que, quando separado, o “baixo” ocupa a função de adjetivo e em nada tem a ver com uma disposição inferior.
- O gato está embaixo da mesa desde o almoço
- Fale em baixo tom, tem pessoas trabalhando por aqui!
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.