“Destinto” ou “distinto”: como se escreve?
A resposta para esta dúvida será "distinta"... ou seria "destinta"? Veja qual é a forma correta
“Destinto” ou “distinto”: afinal, qual é o jeito certo? Pode ser surpresa para alguns leitores, mas os dois termos existem e estão corretos conforme a norma padrão da Língua Portuguesa. Mas vamos com calma! As duas palavras têm significados bem diferentes. Acompanhe a explicação e saiba como usar os termos corretamente.
Distinto, com I
A palavra “distinto”, escrita com a letra “i”, é um adjetivo que exprime diferença, destaque, que é ilustre e se separa do restante com facilidade. Vem do latim “distinctus”, que também serve para denominar algo que se separou, dividiu, destacou. Veja alguns exemplos.
- Ela tem um estilo muito distinto, todos olham quando ela levanta;
- O desempenho daquele aluno é distinto de todos da sala;
- Não tem jeito, a sua personalidade distinta cativa a todos;
- O distinto sistema utilizado pela empresa possibilidade a entrega dos produtos mais rápido;
- Quem fará o discurso de abertura será o nosso distinto diretor.
Destinto, com E
Se “distinto” é uma palavra que compartilha de vários usos, “destinto”, com a letra “e”, é bem mais restrita. O termo é uma junção do prefixo “des” e apalavra “tinto”. E, sim, tem a ver com tinta! Ela é um adjetivo usado para descrever qualquer coisa que tenha desbotado, perdido a cor, descorado. Confira!
- Com o tempo, o sofá ficou destinto;
- Após lavar na máquina, o tecido está agora destinto;
- Seu rosto perdeu a cor, ficou destinto com a notícia.
Veja aqui mais dúvidas de português.
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.