De onde veio a expressão “chutar o balde?”
A origem curiosa de um ditado que todo mundo já falou alguma vez na vida
Se você já se irritou a ponto de largar tudo de lado, provavelmente já disse — ou ouviu alguém dizer — que ia “chutar o balde”. Trata-se de uma expressão popular do português usada quando alguém perde a paciência, desiste de algo ou simplesmente não aguenta mais. É aquele momento em que a frustração explode e os sentimentos guardados vêm à tona. Mas dá onde veio essa frase?
As possíveis origens…
“Não tem origem nem datação confirmada, entretanto muitos filólogos afirmam que a origem dessa expressão está na execução pela forca. No passado, os criminosos eram enforcados em praça pública: os condenados ficavam em pé sobre um bloco, colocava-se uma corda ao redor do pescoço de cada um dos condenados, e então o bloco era retirado para que perdesse o apoio e morresse.”, conta Margarete Xavier, autora de Língua Portuguesa do Fibonacci Sistema de Ensino, sobre a possível origem histórica da expressão.
“As forcas profissionais tinham escadas, às vezes alçapões – diferentes recursos para ‘tirar o chão’ do criminoso. Supõe-se que o bloco foi substituído por um balde, o qual era chutado pelo carrasco durante a execução de alguém na forca”, conclui.
Além disso, existe também uma lenda rural: vacas, quando se incomodavam durante a ordenha, costumavam, literalmente, chutar o balde, derramando todo o leite. Quem já ordenhou vaca deve saber o sufoco que era.
Outra versão pode ter vindo da tradição católica. Segundo Margarete, antigamente, havia o hábito de colocar um balde de água benta aos pés do defunto — que poderia ser chutado em meio ao ritual.
Ou seja: em qualquer versão, a ideia é a mesma — um rompimento brusco, um fim inesperado, um gesto de perder as estribeiras.
Quatro frases para “chutar o balde”
- O problema de chutar o balde é ter que procurar o balde depois.
- A vida é um eterno chutar o balde e ter outros baldes para chutar.
- Adoro chutar o balde quando menos esperam que eu o faça.
- Ele resolveu largar o emprego e chutou o balde.
Presença no samba
A expressão também ganhou espaço na voz poderosa de Alcione, no samba “Chutando o Balde”. Olha só esse trechinho da canção:
“Chutar o balde é quando a gente
Está cansado de fazer
Realizar e acontecer contra a corrente
Mas pra chutar tem que saber
Onde é que o balde vai bater
Pra coisa entrar sem ofender, suavemente”
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.
Confira nota de corte da Unicamp 2025 primeira fase
Resultado do Sisu 2024 já está disponível! Veja como acessar
Influencer usa papel alumínio e vira antena de rádio? A física explica
Unicamp 2025: período para solicitar isenção da taxa é prorrogado