Quando está com uma incômoda picada de inseto, você se “coça” ou “cossa”? E quando quer se referir à briga que presenciou na festa de família, diz que alguém levou uma “coça” ou uma “cossa”?
Para essas situações, a resposta é a mesma: o correto é “coça”, com “ç”.
Essa é a forma certa de se referir tanto ao verbo “coçar”, conjugado na 3.ª pessoa do singular do presente do indicativo ou na 2.ª pessoa do singular do imperativo. Mas “coça” também pode ser substantivo: neste caso, é sinônimo de surra, agressão, pancada.
E “cossa”, existe?
Sim, “cossa” com dois “s” também existe! Mas não serve para se referir ao ato de coçar e tampouco para falar de uma surra. “Cossa”, segundo o dicionário Michaelis, é um substantivo feminino derivado de “acossa”. Sendo assim, significa ir no encalço de alguém, perseguir, ou “atacar sem trégua”, conforme descreve o dicionário Aulete.
É claro, é uma palavra muito menos utilizado do que “coça”.
Exemplos
- Assistiu ao amigo levando uma coça, mas não teve coragem de ajudar.
- Como coça essa catapora!
- Estava cansado de ajudar a irmã a coçar as costas e exclamou “coça você!”
- Desta vez, o policial estava na cossa do assaltante, e ele não tinha chances de fuga.
Veja outras dúvidas de português.
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.