Você já pode até ter esbarrado com as grafias “arrazar“, “arraza” ou “arrazando” em memes nas redes sociais, mas, neste caso, não tem espaço para muito debate. Considerando a norma padrão da Língua Portuguesa, a única forma registrada nos dicionários e correta é “arrasar“, com “s”. A origem da palavra é o termo em latim “rasu“.
O interessante mesmo, neste caso, é a multiplicidade de significados que este verbo pode ter, dependendo do contexto em que é usado! Se você vive nas redes sociais, deve estar familiarizado com “arrasar” como sinônimo de ter sucesso, destacar-se em algo. Mas “arrasar” também pode ter um significado oposto, bastante negativo: ele é usado para se referir ao ato de destruir, devastar.
Neste caso, o alvo da devastação e do abalo pode ser uma cidade, um prédio ou, em um sentido mais figurado, até uma pessoa – você já deve ter ouvido que alguém ficou “arrasado” por alguma razão.
Em exemplos, fica mais fácil entender os usos dessa palavra-camaleoa. Confira:
- Não tinha dúvidas de que a amiga iria arrasar na prova de habilitação.
- As autoridades alertaram que o terremoto tinha potencial para arrasar todo o país.
- A tragédia que se abateu sobre ela acabou por arrasar toda a família.
Veja mais dúvidas de português aqui!
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.