Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Atualidades no Vestibular

Por Blog
Acompanhar as notícias - e compreendê-las - é fundamental para quem vai prestar o vestibular. Veja aqui resumos semanais e análises dos acontecimentos mais importantes da semana.
Continua após publicidade

Você sabe onde vai parar o seu celular velho?

O volume de aparelhos eletrônicos descartados em 2017 equivale a 130 prédios como o Empire State Building. Conheça o destino final desse lixo eletrônico

Por Fabio Sasaki
Atualizado em 22 mar 2019, 18h40 - Publicado em 15 dez 2017, 18h36

Aprenda mais sobre atualidades: na plataforma do Curso Enem GE, você encontra videoaulas, textos e exercícios sobre esse e todos os outros temas importantes para o Enem e outros vestibulares. Conheça clicando aqui.

Celulares, computadores, aparelhos de TV e equipamentos eletroeletrônicos de modo geral ficam velhos, obsoletos e são descartados. E o que fazer com todo este lixo eletrônico, ou e-lixo, como também é chamado?

O que complica a destinação correta e a reciclagem desse material é a sua complexidade. Em cada aparelho há centenas de componentes e uma infinidade de materiais.

O problema vai além da simples disposição do plástico, vidro e metais desses aparelhos, que demoram séculos para se decompor na natureza. Os equipamentos contêm substâncias perigosas, como mercúrio, cádmio, chumbo, zinco e manganês, capazes de penetrar no solo e contaminar a água, além de emitir gases poluentes.

Em 2017, o volume desses aparelhos jogados fora em todo o planeta deve ser da ordem de 50 milhões de toneladas. No Brasil, embora não haja estatísticas oficiais, estima-se que sejam descartados algo como 1,2 a 1,4 milhão de toneladas de lixo eletrônico por ano. No entanto, somente 724 das mais de 5.500 cidades brasileiras têm algum tipo de coleta específica deste material.

Continua após a publicidade

Devido ao alto custo de reciclagem do lixo eletrônico, os países mais ricos preferem exportar o material para as nações mais pobres do que tentar reaproveitá-lo. Dessa forma, computadores velhos, celulares antigos e outros equipamentos dos Estados Unidos e de nações europeias vão parar em países como China, Índia, Nigéria e Gana.

Nesses lugares, parte do material é enviada para fábricas informais de reciclagem. Em outros casos, vai parar em lixões, que são revirados por pessoas que buscam seu sustento extraindo cobre, alumínio e ferro de toda essa sucata, mesmo estando sujeito à exposição tóxica das substâncias presentes nos componentes eletrônicos.

Publicidade
Publicidade
Política e futebol: 5 momentos em que os temas se cruzaram
Atualidades
Política e futebol: 5 momentos em que os temas se cruzaram
Na época da ditadura militar no Brasil, por exemplo, muitos jogadores foram publicamente contra o regime

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Plano Anual
Plano Anual

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

a partir de 5,99/mês*

BLACK
FRIDAY
Plano Mensal
Plano Mensal

R$ 19,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.