Quem foi Margaret Thatcher, conhecida como a “Dama de Ferro”
Saiba mais sobre a polêmica ex-primeira ministra do Reino Unido
A morte da polêmica ex-primeira-ministra britânica, no dia 8 de abril de 2013, provocou reações opostas: de um lado, grupos prestaram homenagens a ela e a seu legado; de outro, houve comemorações. Muitos críticos ao Thatcherismo conseguiram fazer com que a música ‘Ding Dong The Witch Is Dead’, do filme ‘O Mágico de Oz’, que celebra a morte de uma bruxa, subisse para os primeiros lugares das paradas de sucessos do Reino Unido.
Thatcher foi primeira-ministra entre 1979 e 1990 e adotou políticas direitistas radicais que, embora vistas como modernizadoras por muitos, são consideradas destruidoras de empregos e de setores econômicos tradicionais por outros (leia mais na matéria “Nem todos britânicos choram a morte de Margaret Thatcher“, de Exame.com).
Mas a polêmica não se restringiu ao seu país de origem. A embaixadora argentina no Reino Unido, Alicia Castro, rejeitou o convite para comparecer ao funeral de Thatcher e a organização do evento deixou claro que a presidente do país latino-americano, Cristina Kirchner, não estava convidada. Era Thatcher quem estava no poder durante a Guerra das Malvinas, em 1982, e a Argentina continua reivindicando a soberania do arquipélago, que está sob domínio britânico desde 1833.
Para saber mais sobre essa guerra e entender por que uns amam e outros odeiam Margaret Thatcher, reunimos uma série de links para você ler. Além disso, trazemos um vídeo em que o professor Célio Tasinafo, do cursinho Oficina do Estudante, explica o tema e diz como ele pode ser cobrado no vestibular.
LEIA TAMBÉM:
– Conheça alguma das frases mais famosas de Margaret Thatcher
– Malvinenses agradecem por “decisão” e “apoio” de Thatcher
– Economia britânica ainda carrega a marca do “thatcherismo”
– Não há hoje líderes como Margaret Thatcher
– A maldição do esquerdo-direitismo