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Dicas de redação, propostas e análises de texto para mandar bem no Enem e nos vestibulares
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Análise de redação: Inclusão social

Veja a correção e os comentários dos professores para uma das redações enviadas pela proposta de 19 de fevereiro

Por Ana Lourenço
21 mar 2017, 15h33
Análise de redação: Inclusão social
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Com base na proposta do dia 19 de fevereiro (acesse aqui), os estudantes deveriam escrever uma dissertação sobre o tema Alternativas para inclusão social dos portadores de necessidades especiais”. Leia abaixo uma das redações enviadas e veja, em seguida, a análise feita pelos professores da plataforma de correção Imaginie.

[3]O conceito de acessibilidade engloba o direito de ir e vir do cidadão e relaciona-se com a inclusão social dos portadores de necessidades especiais. Nesse contexto, o Princípio da Isonomia, representado pelo artigo 5º da Constituição Federal, garante igualdade a todos perante a lei. No entanto, ainda existem no Brasil o preconceito e a discriminação [7]daqueles que possuem deficiências físicas ou mentais.[4]

[6]Nesse cenário, conforme o princípio da coercitividade defendido pelo sociólogo Émile Durkheim, o meio social determina as condutas do indivíduo. Dessa forma, ao se deparar com alguém que a sociedade considera diferente, a maioria das pessoas tende a ignorá-lo e menosprezá-lo. Portanto, ocorre a [2]imuzibilização dos deficientes, o que resulta em descaso com seus direitos e desrespeito às normas que o protegem. A precariedade ou [1]até mesmo a inexistência de sistemas de piso tátil, semáforo sonoro ou rampas de acesso são fatores que manifestam esse descaso.

Além disso, há a discriminação dos portadores de necessidades especiais, que são vistos como incapazes em razão de a deficiência [5]ser comumente associada à doença. Assim, é perceptível a ocorrência da exclusão dessa parcela da população. Essa exclusão está enraizada na cultura do Brasil, visto que as populações indígenas nativas abandonavam aqueles que possuíam algum tipo de deficiência. O desrespeito as vagas próprias para cadeirantes também é um exemplo desse processo.

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[8]Diante do apresentado, é imprescindível que o governo invista na construção de sistemas de acesso próprios para deficientes visuais, físicos e auditivos nas cidades, de modo a minimizar as limitações impostas a eles em seu cotidiano. [9]Outrossim, é essencial que haja nas escolas maneiras de incluir crianças e jovens portadores de necessidades especiais, por meio de palestras gratuitas, esportes e utilização de materiais adaptados às suas necessidades.

>> Veja algumas dicas de redação

Análise da redação do aluno

O texto é bem escrito, organizado e com bons argumentos. O estudante apresenta um ou outro problema de falta de clareza, mas percebe-se que ele se posiciona frente o problema abordado, apresentando um texto autoral. É importante dar atenção para pequenas incoerências no uso de vírgula e de conectivos. Para aprimorar a escrita a sugestão é que o aluno leia ainda mais e faça uma análise final do rascunho, antes de reescrevê-lo.

Pontos de melhorias:

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  • Argumento insuficiente ou sem objetividade.
  • Melhore a articulação entre essas ideias.
  • Uso indevido ou ausência de conjunções ou conectivos equivalentes.
  • Proposta de intervenção
    • Pontuação: uso inadequado ou ausência de vírgula.

Competência I – Demonstrar domínio da norma culta:

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[1] A vírgula deve ser usada para marcar intercalação de um termo que não é parte essencial da oração. Trata-se de uma expressão que indica inclusão. Veja como você poderia escrever: “(…)ou, até mesmo, inexistência (…)”. Pesquise a respeito de do uso de vírgula para melhorar nesse aspecto.

[2] O correto, segundo a norma padrão da língua portuguesa, é escrever dessa forma: “imobilização “. Supõe-se que o que aconteceu foi, apenas, um descuido. Para evitar isso, leia o texto, cuidadosamente, antes de considerá-lo definitivo, corrigindo-o, quando necessário.

[3] Parabéns! Você apresenta domínio quanto a modalidade da língua portuguesa, cometendo um ou outro erro gramatical, o que é aceitável. Uma dica para aprimorar o texto, nesse aspecto, é ter um hábito de leitura.

Competência II – Compreender a proposta:

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[4] Você apresenta muito bem a tese, deixando o tema bem explícito e claro. Parabéns! Para você continuar acertando nisso, uma dica é verificar as palavras que compõem a proposta e explorá-las, apresentando o assunto a ser abordado, como um todo.

Competência III – Selecionar, relacionar argumentos:

[5] Atenção! Esse argumento foi equivocado. A deficiência não é comumente associada à doença, mas sempre. Uma boa dica para melhorar a argumentação é criar um hábito de leitura, além de ler o rascunho cuidadosamente, antes de reescrever o texto.

[6] Esse argumento é suficiente para defender a tese apresentada. Trata-se de um argumento consistente, portanto. Você apresenta um argumento e o defende por meio de fontes, o que funciona bem para convencer o leitor. Parabéns!

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Competência IV – Conhecer os mecanismos linguísticos para a construção da argumentação:

[7] Nesse caso, houve um problema de escolha de conectivo. O “daqueles que”” deixou a oração confusa. O correto seria substituí-la por “em relação os que”. Uma boa dica é fazer um rascunho e, em seguida, ler o texto por completo antes de reescrevê-lo, a fim de corrigir equívocos como esse.

[8] Você demonstra habilidade ao usar conectivos, com um ou outro problema. Esses mecanismos contribuem para que o texto esteja muito bem articulado, de modo que apresenta um todo coerente. Nesse caso, “Diante do apresentado” funcionou muito bem para dar ao texto uma ideia de conclusão. Parabéns!

Competência V – Elaborar a proposta de solução para o problema:

[9] Faltou explicar a relevância dessa proposta. De que maneira as palestras e o esporte poderiam contribuir para a solução do problema? Uma dica para elaborar uma proposta de intervenção é fornecer explicações do que fazer para solucionar o problema, de como fazer, dos meios e dos agentes envolvidos.

Nota: 920

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