Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Missão Amazônia: o que faz o 1º satélite 100% brasileiro em órbita

O Amazônia 1 é o primeiro feito no país, mas foi lançado da Índia, Entenda por que e saiba o que ele vai monitorar lá de cima

Por Giulia Gianolla
Atualizado em 5 mar 2021, 12h56 - Publicado em 4 mar 2021, 18h19

No último domingo (28), foi lançado o satélite Amazônia 1, o primeiro equipamento de observação da Terra completamente projetado, integrado, testado e operado pelo Brasil. Ele foi lançado à 1h54 (horário de Brasília), do Centro de Lançamento Satish Dhawan Space Centre, em Sriharikota, na Índia. 

O lançamento bem-sucedido levou o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes, a dizer que foi inaugurada “uma nova era para a indústria brasileira de satélites”.

Para que serve o satélite?

O equipamento é fruto de oito anos de trabalho e foi inteiramente desenvolvido no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe,) em São José dos Campos, interior de São Paulo. Ainda devem ser lançados mais dois semelhantes no futuro próximo: o Amazônia-1B e o Amazônia-2.

Os três satélites são parte da missão chamada de Amazônia (ou, em inglês, Amazon), que tem o objetivo de auxiliar no monitoramento da região amazônica e do desmatamento. As imagens devem cobrir ainda a região costeira, reservatórios de água e desastres ambientais. 

Continua após a publicidade

O equipamento ainda está em período de testes, mas, nesta quarta-feira (3), enviou suas primeiras imagens do espaço. Os testes só devem acabar no dia 15, quando teremos a primeira imagem oficial divulgada. A expectativa é que o Amazônia-1 gere uma imagem a cada cinco dias, devido à sua órbita, que passa pelos pólos do planeta, em uma órbita Sol-síncrona. 

Por que lançar da Índia?

Apesar de o satélite em si ser inteiramente brasileiro e existir um centro de lançamento em Alcântara, no Maranhão, o lançamento ocorreu em terras indianas. O motivo é que, para ser possível lançar o satélite, é necessário ter um foguete grande e potente o suficiente – o que não existe em solo nacional.

Continua após a publicidade

O foguete de lançamento do centro de Alcântara tem cerca de 19,7 metros de altura, enquanto o indiano tem 44,4 metros. Por isso, valeria mais a pena lançar o satélite brasileiro de lá do que construir um novo foguete do zero no Brasil.

Além do Amazônia 1, o foguete levou outros 18 satélites. Três deles serão operados por instituições de ensino da Índia, um é parte do programa “Space Kidz India” e outros 14 serão operados pela empresa estatal indiana NewSpace India Limited.

Veja algumas imagens do processo que levou ao lançamento do Amazônia 1, em 28 de fevereiro de 2021:

Continua após a publicidade
Quero Bolsa | Procurando por Bolsas de Estudo para graduação, pós-graduação ou técnico?! Garanta uma Bolsa de Estudo de Até 75% nas Mensalidades. Saiba mais!
Continua após a publicidade
Publicidade
Publicidade
Missão Amazônia: o que faz o 1º satélite 100% brasileiro em órbita
Atualidades
Missão Amazônia: o que faz o 1º satélite 100% brasileiro em órbita
O Amazônia 1 é o primeiro feito no país, mas foi lançado da Índia, Entenda por que e saiba o que ele vai monitorar lá de cima

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Plano Anual
Plano Anual

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

a partir de 5,99/mês*

BLACK
FRIDAY
Plano Mensal
Plano Mensal

R$ 19,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.