Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

5 atividades que aprendemos na quarentena, segundo o Google

Você também aproveitou a quarentena para aprender algo novo na internet?

Por Luccas Diaz
Atualizado em 8 mar 2021, 19h50 - Publicado em 29 dez 2020, 14h16

O ano de 2020 está finalmente acabando! O momento pode ser de alívio para muitos depois de um ano tão atípico. No entanto, recapitulando o ano, muita gente aproveitou bem o tempo em casa para estudar algo novo. É o que aponta a lista de pesquisas mais feitas pelos usuários no Google durante o período.

Entre os tópicos mais pesquisados estão os números da pandemia do coronavírus,  DIYs (ou ‘Faça Você Mesmo’) de máscaras caseiras e perguntas como “Quem ganhou o BBB”. As pesquisas iniciadas com a palavra “aprender” tiveram destaque.   Ficou curioso? GUIA mostra as 5 atividades para aprender que foram mais buscadas no Google esse ano. Ah, tem vídeo para iniciantes. Bora aprender?

++ 14 museus para conhecer sem sair de casa durante a quarentena

++ BBB20 e o feminismo branco: o que é o interseccionalidade?

++ 5 atitudes que atrapalham seu estudo durante a quarentena

5. Aprender coreano

Com as escolas fechadas e as aulas online, muitos que antes torciam o nariz para o formato de ensino remoto não tiveram outra opção a não ser se adaptar.  No ranking do Google, aprender coreano está em quinto lugar. Há algumas explicações possíveis para esse interesse no idioma oriental. A popularidade do K-Pop e ascensão da Coreia do Sul como um polo financeiro são as razões mais aparentes. Os estados que mais pesquisaram esse termo foram Maranhão, Ceará e Bahia.

Continua após a publicidade

++ YouTubers contam como é estudar em países bem diferentes

++ Entenda o fenômeno K-Pop

++ Muito além de Hollywood: conheça 10 séries em que não se fala inglês

4. Aprender italiano

Em quarto lugar na lista, aprender italiano representa o interesse dos brasileiros pelo país europeu. Os processos de imigração entre o final do século 19 e o início do 20 trouxe muitas famílias da Itália para o Brasil, criando uma das mais ricas relações do país, tendo reflexos na cultura, na fala e na culinária. A procura pelo aprendizado de italiano sempre foi marcante no Brasil, mas na quarentena a busca por vídeos e materiais que possibilitassem o autodidatismo cresceram e tiveram vários picos, sendo o maior durante os dias 5 e 11 de abril. Pernambuco, Santa Catarina e o Distrito Federal foram os que mais correram atrás do idioma.

Continua após a publicidade

++ Proposta de redação: A questão da xenofobia no Brasil

++ “O Nome da Rosa”: saiba como utilizar o filme no vestibular

++ 7 filmes que vão inspirar seu intercâmbio (ou uma viagem dos sonhos)

3. Aprender espanhol

Muitas pessoas  colocam “nível básico” de espanhol no currículo, mesmo não passando do “¡Hola! ¿Qué tal?”, não é mesmo? Mas durante a quarentena, muitas pessoas decidiram finalmente dar um upgrade nesse status. A procura por resultados de “aprender espanhol” figurou em terceiro lugar na lista de aprendizados do Google. O segundo idioma mais falado do mundo teve um pico de buscas e ficou basicamente o ano todo em alta. No entanto, o fim de março e o início de julho foram os períodos que mais usuários buscaram essa atividade. As regiões que procuraram em peso aprender espanhol foram o norte e o nordeste, com os estados do Piauí, Amazonas e Maranhão ficando nos 3 primeiros lugares.

Continua após a publicidade

++ 5 ferramentas e apps para quem quer aprender espanhol

++ 9 dicas certeiras para aprender espanhol mais rápido

++ 9 filmes para você treinar o espanhol

2. Aprender a desenhar

A  busca por aprender a desenhar ficou em segundo lugar nas buscas.  O auge de procura rolou na semana do dia 22 de março e apresentou vários outros picos durante o ano. Os estados que mais procuraram aulas de desenho foram Pará, Alagoas e Piauí. Já dizia Leonardo da Vinci: “A arte diz o indizível, exprime o inexprimível, traduz o intraduzível”.

Continua após a publicidade

++ 7 carreiras para quem gosta de explorar a criatividade

++ O que se estuda em Desenho Digital?

++ Artes Visuais: veja quais são as melhores faculdades do país

1. Aprender a tocar violão

Quem nunca quis se dedicar a tocar um instrumento musical? A quarentena foi o momento ideal para muitos.  As buscas para “aprender a tocar violão” tiveram um salto significativo entre o fim de março e o começo de abril.  Entre as regiões que mais buscaram essa atividade, o estado de Sergipe figura em primeiro lugar, seguido logo depois por Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Buscas por violino, viola e acorde foram pesquisas relacionadas também feitas pelos usuários esse ano.

Continua após a publicidade

++ Sonha em trabalhar com música? Confira 5 áreas de atuação

++ 9 músicas sobre temas importantes da história nacional

++ Rock, Axé, Choro: 7 documentários para conhecer música brasileira

Você aprendeu algo novo na internet durante o ano de 2020? Comente nas redes sociais do GUIA e diz qual curso vocês gostariam de saber mais 😉

Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso Enem do GUIA DO ESTUDANTE e tenha acesso a centenas de videoaulas com professores do Poliedro, que é recordista em aprovações na Medicina da USP Pinheiros.

Publicidade
Publicidade
5 atividades que aprendemos na quarentena, segundo o Google
Atualidades
5 atividades que aprendemos na quarentena, segundo o Google
Você também aproveitou a quarentena para aprender algo novo na internet?

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Plano Anual
Plano Anual

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

a partir de 5,99/mês*

BLACK
FRIDAY
Plano Mensal
Plano Mensal

R$ 19,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.